terça-feira, 6 de novembro de 2007

Mídia de Choque

Tornou-se muito comum a utilização do "choque" como apelo de venda, especialmente se o produto for uma ONG que trabalha com assuntos sérios e urgentes. Foi assim com a ONG Think Centre. A agência The Alchemy Partnership (Cingapura) criou uma peça que não passa de um daqueles quebra-cabeças em que você movimenta as peças para montar a imagem. A novidade é que quando a imagem está montada, com imagens de crianças, o espaço vazio está sempre no lugar de um perna ou um braço, com a seguinte mensagem : "missing a piece?".
Essa ONG ajuda as vítimas de minas terrestres e achou no choque um jeito de impactar a sociedade e atrair atenção, e doações, para seu trabalho.



Outra ação chocante ocorreu na França para o serviço de denúncia aos maus tratos infantis (o 119). Foram espalhados 100 bebês (falsos) em congeladores de supermercados, uma resposta ao fato ocorrido de uma mãe que matou seis bebês no congelador de casa.
A campanha visava chamar a atenção das pessoas para a importância da denúncia de maus tratos, buscando evitar esse tipo de tragédia.



Algumas pessoas acham de um incrível mau gosto, e outras acham interessantíssima essa prática. O interessante é ver que de uma maneira ou de outra a mensagem é transmitida e é muito difícil que alguém se esqueça tão rapidamente após o choque.

2 comentários:

Babí Feijó disse...

Certamente o atrativo desse tipo de ação é o choque provocado.Por mais que cause certo desconforto em relação às situações relatadas, é desse sentimento que deverá partir a adesão ao movimento.

Thaís Freitas disse...

Tb tem aqueles vídeos das ongs de proteção aos animais, que mostram cenas dos bichos sendo torturados em experiências pra medicamentos, tendo a pele arrancada pra fazer casacos etc.. mt chocantes, a gente termina de ver e fica se sentindo mt mal mesmo. Realmente, acho q não tem jeito melhor de chamar atenção pra causa do que provocando choque e empatia no público.