quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Grande idéia ...






o Yahoo! promoveu pela primeira vez no Brasil o seu prêmio Big Idea Chair. Presente em 11 países, tendo iniciado em 2004, a proposta da premiação é reconhecer grandes idéias publicitárias que utilizem a internet como parte essencial da comunicação.
Um dos grandes diferenciais do Big Idea Chair brasileiro será a avaliação dos resultados da campanha, tanto que o peso dos critérios foi dividida em criatividade (50%), resultados (25%) e execução online (25%).
Assim como o prêmio internacional, não existem categorias, somente “a grande idéia” é premiada. Outro diferencial dos festivais tradicionais, é que aqui todos os envolvidos com o case levam o prêmio, uma grande poltrona roxa, pra casa: agência, produtora e anunciante.


Os jurados do Big Idea Chair Brasil foram: Adriana Cury (McCann), Atila Francucci (Famiglia), Jader Rosseto (Euro), João Ciaco (Fiat), João Daniel (Mixer), Luca Cavalcanti (Bradesco), Nizan Guanaes (África), Paul LaVoie (Taxi), Pedro Cabral (Agência Click), Ruy Lindenberg (Leo Burnett), Sérgio Amado (Ogilvy), Tomas Lorente (Young & Rubicam) e Ty Montague (JWT).

Os jurados elegeram a campanha de lançamento do Punto, novo carro da Fiat, desenvolvida pela AgênciaClick, como a “grande idéia” da publicidade nacional em 2007. A banca, reconheceu a criatividade e inovação das ações e ferramentas para apresentar o carro ao público.“É um grande mérito receber o Big Idea Chair, que é reconhecido há muitos anos fora do País, e que agora ganha uma versão nacional”, afirma o diretor executivo de criação da AgênciaClick, Raphael Vasconcellos, em comunicado à imprensa.
“O Big Idea Chair reconhece todo o trabalho da agência. O prêmio não fica limitado à criação, mas envolve também outras áreas de igual importância, como tecnologia, atendimento e mídia”, acrescenta Vasconcellos.A comunicação de lançamento criada pela AgênciaClick para o Fiat Punto foi uma das primeiras (senão a primeira) grande campanha de marketing para celular no Brasil, priorizando uma mídia inovadora. O carro foi lançado exclusivamente nos celulares e só depois nos formatos mais tradicionais da internet. A Fiat apostou em uma ação cujos resultados eram imprevisíveis, mas que, ao mesmo tempo, estava absolutamente alinhada com o conceito e a tecnologia do novo Punto. A inspiração para a campanha teve como base um dos principais destaques do carro, vinculando o Punto à idéia da comunicação ágil e natural.
As três empresas relacionadas ao case vencedor (anunciante, agência e produtora) recebem uma poltrona roxa, em tamanho real, símbolo da premiação. Duas vão para a AgênciaClick – como agência e produtora da campanha – e uma viaja até Betim, em Minas Gerais, rumo à sede da montadora italiana no Brasil
Exclusivamente aqui no Brasil, o Yahoo! promoveu paralelamente ao prêmio principal o Big Idea Little Chair, voltado para reconhecer idéias inovadoras geradas em universidades. Estudantes serão convidados a desenvolver peças publicitárias online, a partir de um briefing que será divulgado em breve.


Existem videos de publicitarios dando depoimentos e entrevistas sobre o que é ter uma grande idéia . Além disso, voce pode conhecer um pouco mais do mundo brilhante da publicidade. E ainda, pode inventar um novo produto e colocar para discussao. Enfim...vale a pena dar um conferida no site!

2 comentários:

Renatinha disse...

Já visitei esse site !
É muito legal MESMO !
Acho q poderiam atualiza-lo com mais frequencia, mas é legal do mesmo jeito.
Aliás, minha primeira postagem eu achei lá !

Babí Feijó disse...

A "grande idéia" da campnha do Fiat Punto é interessante mesmo.A abordagem do filme, que envolve uma personagem de revista em quadrinhos que ganha vida, é bem adequada em relação ao público a que se destina, na minha opinião.