Como os apelos e propagandas tradicionais para a prevenção de doenças contagiosas não provocam mais efeito e impacto desejados; talvez pela banalização gerada pelo excessivo número de campanhas com abordagens similares e geralmente, sem nenhum elemento inovador e potencialmente chocante, essa ação viral acima pode reverter esse panorama através de seu forte apelo solidário.
A ação consiste em adesivos, contendo a mensagem " You may carry HIV without even knowing it", que são colados em transeuntes sem que eles tenham conhecimento disso.Embora seja uma estratégia um tanto quanto invasiva, ela funciona por se tratar de uma temática extremamente importante, de interesse comum , sem qualquer vínculo com marca ou propósito de venda,o que aliás, poderia ter uma má recepção devido a esse caráter invasivo .
2 comentários:
a idéia não deixa de ser interessante, porém a receptividade do público conta muito. E isso vai depender do local de veiculação, devido a questão dos valoes culturais e morais. Por ser realmente invasiva, corre o risco da não aceitação e estigmatização. E o objetivo é chegar junto... talvez o ato de colar sem perguntar possa transformar uma boa idéia em algo que soe como "pegadinha".
Gabi, acho que a ação deixa de soar como pegadinha a partir do momento que a pessoa entende o sentido/motivo da brincadeira, e o título utilizado explica muito bem. Ela vai entender que precisava não saber que tinha um adesivo grudado nela pra fazer sentido o que ele tinha a dizer. Particularmente, se me grudassem sem saber e, só muito tempo depois, eu descobrisse, eu ia ler e sorrir, pensando: "é verdade essa mensagem, muito inteligente". Chamaria minha atenção, pensando como uma pessoa qualquer e não como profissional da área. As pessoas "infectadas" com o adesivo talvez sejam mais atingidas com a mensagem do que as que só lêem, inclusive porque estas podem pensar que o cara deixou alguém grudar aquilo nele ou ele é um militante da causa e só finge que não sabe do adesivo nele. Entende?
Postar um comentário