"Acredito que um estágio, especialmente em propaganda, deve ter a função de treinamento. Pior que um estágio não remunerado é aquele no qual o estagiário passa um par de meses na agência e não tira nenhum aprendizado disto.
As agências têm, a meu ver, uma obrigação profissional de dar ao estagiário chance de aprender ou no mínimo conhecer melhor sobre aquela que deverá ser sua profissão futura. Salário mínimo mais ticket, ok. Mas além disto, conhecimento e oportunidade deveriam constar da folha de pagamento de qualquer estagiário.
Infelizmente não é a prática do mercado. Hoje, cabe ao estagiário função de faz tudo e ponto final. Comprar pãozinho na esquina? Manda o estagiário. Embrulhar os presentes da festa de fim de ano? Passa pro estagiário.
Ainda este ano daremos início ao programa de estágio virtual na Santa Clara. É um programa baseado nesta visão crítica. Funciona mais ou menos assim: uma seleção por entrevista online determina um grupo de cerca de 7 estagiários virtuais. Uma vez selecionado, cada estagiário terá um tutor dentro da agência, que não apenas passa jobs para ele, mas acompanha, critica, orienta. Ao final de 3 meses, temos o objetivo de estabelecer um grupo de cerca de 3 trainees, estes sim não-virtuais, que passarão um período de experiência (remunerada, claro) dentro da agência. Acreditamos ser mais justo, mais produtivo e inteligente tanto para agência quanto para os estagiários.
Lançaremos o programa em dezembro deste ano, torço muito pra dar certo porque acredito que é um avanço em relação ao padrão atual do mercado."
Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Que ótimo que na Santa Clara o estagiário não serve prá comprar pãozinho na esquina, nem embrulhar os presentes da festa de fim de ano.
Até porque todo mundo sabe que são os diretores de Criação, os Mídias super graduados e os caras de atendimento com pós na Suíça que vão embrulhar os presentes, né?
Quer saber? Acho que na Santa Clara estagiário tem outro nome. Office boy.
Postar um comentário