terça-feira, 30 de setembro de 2008

Famosos te "ligando", moda ou apelação?

Pois é gente, parece que a moda de campanhas com famosos "ligando" para os celulares das pessoas pegou mesmo!

Duas das campanhas com destaque no país com esse formato foram a da C&A e a da L'oreal Paris, nas quais a Daniela Saraiba e a Grazi Massafera, respectivamente, ligavam para o celular das pessoas enquanto elas acompanhavam um video do "momento" da ligação através de um hotsite.
E agora a Samsung resolveu entrar nessa moda para lançar a Promoção Mais Samsung. Com o formato igual as demais campanhas, Marcelo Falcão da banda O Rappa se torna o famoso da vez que liga e divulga a promoção, mudando apenas o conteúdo da campanha.
Mas se tratando de publicidade, interatividade e novas mídias, entrar na moda vale a pena? A campanha da C&A gerou grande recall por ter sido uma das primeiras com esse formato no Brasil. Já a campanha da L'oreal Paris que apesar de ter conseguido um recall significativo, causou um "efeito déjà vu", não impactando tanto o público quanto a da C&A. E por isso, a campanha da samsung, pra mim, que já conhecia as outras duas, se tornou repetitiva e apelativa.
Nesses casos, o melhor seria eleger esses formatos de campanhas como bons exemplos de interatividade e usá-los como motivação para a criação de novas e impactantes idéias para estar sempre surpreendendo o consumidor.

Mobiliário Urbano.




Gente, achei esse mobiliário urbano num blog francês. Lá, eles não falavam nada
sobre a ação, simplesmente mostravam a foto e botavam a frase: "Guerrilha ou vandalismo?". Ou seja, não sei se isso ae é vidro mesmo, se pode machucar alguem,
qual foi a agência que fez e etc. Só achei a idéia foda e pensei como eu seria impactado caso visse um desses alí na praia de Icarai!

Valew!

Anúncios de Oportunidade - Claudia Ohana

Todo mundo sabe da polêmica da próxima Playboy - que terá como capa a Claudia Ohana - que foi já foi capa da revista nos anos 80. Não pretendo explicar o motivo da polêmica, mas para as cabecinhas mais impuras, é só ver o anúncio de oportunidade criado pela Neogama/BBH para a Abril, que já dá pra entender do que se trata.

Eu apostaria que abril vai vender o dobro de Playboys dessa vez, só por conta do buzz.

E a Abril deve estar adorando essa polêmica. A quantidade de mídia espontânea que tem sido gerada para espalhar o lançamento da revista por aí, principalmente pela internet, é assutadora! Vou listar aqui, alguns posts de blogs famosos que postaram sobre a possível esmagadora diferença entre os ensaios dos anos 80 e a probabilidade da estrela de "Vamp" passar por uma tranformação...
(Só coloquei links que respeitam a família brasileira. Se quiser ver o ensaio dela, use o google.)

http://www.blogadao.com/fotos-da-claudia-ohana-nua-na-playboy-de-novembro/
http://www.judao.com.br/tchanana/claudia-ohana-na-playboy-de-novembro-d/
http://bobagento.com/claudia-ohana-nua-na-playbou-de-novembro/
http://www.fofocandoblog.com.br/categoria/claudia-ohana
http://midiapop.com/2008/09/26/claudia-ohana-capa-da-playboy-de-novembro/
http://www.bloglouco.com/fotos-da-claudia-ohana-nua-na-playboy/
http://www.zerooitocentos.org/index.php/2008/09/26/claudia-ohana-volta-a-playboy/
http://bondpop.com/fotos-de-claudia-ohana-na-playboy-de-novembro-com-ou-sem-mato/

Parabéns a Abril, que teve esta sacada de trazer de volta alguém que está gerando curiosidade e buzz no público masculino! ($$$$$)

Who's afraid of the sun?















Ação muito interessante feita pela nívea. Simples, porém inteligente. São coisas como essa que fazem a diferença no mundo da publicidade e que atingem o target de maneira eficaz.

No guarda-sol está escrito: "All the protection you need".

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Viral e blog falso para Dexter - Fox

Bom, nas minhas andanças pela internet, achei uma ação muito criativa para a série Dexter, da Fox: Você coloca o nome do teu amigo para ser vítima do assassino, entrando no site do Gazeta Mimi, site de notícias fake, feito exclusivamente para o viral (O melhor é o link do AdSense, também é falso!) O site é muito engraçado...quando vc vai navegando vai vendo que é totalmente fake!!

Para fazer um viral personalizado desses para alguém clique aqui.

Publicidade irritante / conteúdo inteligente

De acordo com uma pesquisa acadêmica, feita por Mayara Guimarães da UFPB, os usuários se sentem incomodados com a forma invasora da publicidade no contexto on-line.
O banner, principal formato de anúncio on-line, está tendo sua porcentagem de cliques diminuída significativamente. E por quê?
“...é exatamente o que acontece quando alguém clica em um banner: você chama a atenção do usuário, depois arranca ele de um contexto e joga em outro completamente diferente – quase um "seqüestro relâmpago".”
Outra opção que irrita são as janelas pop-ups. Essas invadem as páginas de navegação, impedindo, temporariamente, o acesso ao conteúdo da mesma.
Que solução nós, cabeças jovens, temos para propor?
“Merchã na web? Infomercial no You Tube? Infelizmente não vivemos mais a era das soluções prontas (Quer vender para mulher? Bota criança no filme. É pra dar recall? Põe bicho.) Esse tempo passou faz tempo, pois agora quem decide é o sujeito que está do outro lado da tela...”
Uma maior preocupação dos portais, anunciantes e agências em oferecer o que os usuários de internet procuram: simplicidade, agilidade e comodidade, pode ser um começo. Minha opinião é que a transformação de publicidade em conteúdo, o que já não é nenhuma novidade, pode ser uma grande solução ao passo que os usuários, em sua maioria, vão à internet em busca de conteúdo. Um exemplo disso é o filme Transformers: “...um comercial com mais de duas horas de duração bancado por uma montadora de carros e uma fabricante de brinquedos.”
A estratégia é não tirar o usuário do conteúdo que ele procura, mas sim saber que tipo de conteúdo é esse e inserir a marca aí, ou mesmo criar esse conteúdo e oferecer ao consumidor. Um exemplo disso é o site da coca-cola mostrado pelo Barbato.
“Uns chamam isso de "mídia apropriativa". Outros, mais chiques, dizem que a "pull media" está tomando o lugar da "push media". Eu prefiro dizer que o seqüestro continua, mas agora o seqüestrado é mantido em cativeiro na sua própria casa – que é bem mais confortável.”

Fontes:
www.insite.pro.br
www.propmark.com.br

domingo, 28 de setembro de 2008

Ainda sobre abrigos interativos

Tinha falado no post anterior de outra campanha de abrigo de ônibus interativa. Pois bem, é essa. Nesse abrigo tem um aparelho bluetooth que envia mensagem pro celular próximo dizendo:

Estou vendo você agora. Você está na rua talz em frenta a loja zalt.

E depois de 30-40segundos ele envia outra:
Big Brother está de volta.
As tantas horas no canal 10.

Gostei bastante da associação com a ideia de espiar alguém na campanha.
Se não de pra ver a imagem direito.
http://adsoftheworld.com/files/images/networktenbusstops.jpg

sábado, 27 de setembro de 2008

Mashup dos Seriados

Muito interessante esse vídeo que encontrei no Sedentário & Hiperativo.
É do cantor Josh Groban, que durante o Emy de 2008 fez um "mashup" com as aberturas dos principais seriados americanos. Pude reconhecer vários como Os Simpsons, Arquivo X, South Park, Friends, Two and a Half Man, Um Maluco no Pedaço entre outras. Tem umas bem antigas, ainda em preto e branco, que talvez o mediador do blog conheça. Ficou bem legal, o Brasil podia dar uma chupada nessa idéia.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

The case for GM

A GM está passando por uma recente crise. Fatores externos como o preço do petróleo, a crise financeira na bolsa e a desaceleração da economia norte-americana levaram muitas pessoas do mercado e consumidores a questionar o futuro da corporação.

Para acalmar os ânimos e mostrar a opinião da empresa sobre isso o presidente-executivo da empresa recorreu ao youtube, numa atitude incomum e ousada para uma pessoa que ocupa o cargo dele.





Este é o primeiro vídeo de uma série que a GM pretende mostrar a sua verdadeira situação, o "The case of GM".

Outro meio que está sendo usado para emitir a opinião da empresa e acalmar os ânimos, é o site www.gmfactsandfiction.com. Que busca confrontar os boatos com os fatos da empresa...

Uma boa forma de combater a crise e de expor a opinião da empresa em meio a uma crise, passando tranquilidade e credibilidade para o mercado e para os consumidores, uma bela idéia!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Quando a idéia é boa

Algumas peças publicitárias são tão boas que não precisam nem de comentário. Você olha, acha excelente e fica admirando. O interessante é que elas não se utilizaram de nenhuma técnica nova ou ação mirabolante. Muito pelo contrário, se utilizam de meios convencionais, com arte e texto normal, mas com um conceito muito bom, é nele que está o diferencial.

Quando a idéia é boa como a dessa peça pra Arjowiggins só dificulta o trabalho de quem tem um blog e precisa postar um comentário sobre ela. Agora você já pode ver a peça, achar “do caralho” e pensar porque eu escrevi tanto para falar dessa peça.



“New Curious Ice Silver 200g. The heavier paper from Arjowiggins.”

Advertising Agency: EuroRSCG, São Paulo, Brazil
Creative VP: Jader Rossetto
Creative Directors: Rodrigo Corbari, Carlos Castelo
Art Director: Kleyton Mourão
Copywriter: Luciana Cardoso
Photographer: Guto Seixas

O Globo: muito além do papel de um jornal

Vai ae uma campanha de Televisão, mas que pretende ter resultado na web através da interatividade.

A nova campanha institucional do jornal O Globo criada F/Nazca, aposta na interatividade e nas novas tendências de comportamento do consumidor perante as mídias digitais, renovando o conceito do jornal. O novo site do O Globo convida o leitor a refletir sobre o conteúdo das matérias através de comentários e a participar da formulação do jornal, enviando fotografias, videos, críticas de filmes entre outros. Afim de aproveitar que o consumidor tem cada vez mais acesso as novas mídias para se manter informado onde quer que esteja e que sente a necessidade de estar informado a todo tempo, a campanha brinca no novo slogan, "O Globo: muito além do papel de um jornal", com o significado da palavra papel, sugerindo que a informação do O Globo pode estar tanto no jornal tradicional como online e em celulares, reafirmando o novo conceito de jornal que estimularia a formação de jornalistas cidadãos. A noticia seria feita a todo momento pra o leitor e pelo leitor.

Achei interessante postar essa nova campanha para analisar a busca das mídias tradicinais por novas mídias mais interativas. O novo site do jornal entrou no ar domingo e a campanha começou a ser vinculada ontem na televisão, mas o número de comentários nas noticias já é relativamente grande, cerca de 100 a 150 em cada. Isso mostra a grande demanda de consumidores que sentem necessidade de estar interagindo com a informação, enfim de estar se comunicando a todo momendo.

Para quem tiver interesse em conhecer o novo site do O Globo: http://oglobo.globo.com/

Blogs como estratégia de visibilidade

Vem aumentando o número de marcas que utilizam da estratégia do Blog para suas promoções. Só que muitos deles usam a tática do disfarce e não assinam em baixo do conteúdo do blog, embora esteja explícito quem está por trás!
Este tipo de iniciativa tem sido muito criticada pelos blogueiros. Estes alegam que a prática é na verdade um "disfarce de blogueiro" para as marcas.

Dois blogs que utilizam essa "técnica suja":
Sai pra lá - Para Bis
Já tentei de Tudo - Para Dove


Outra nova mania, é o Blog Corporativo. Tudo quanto é empresa tem o seu blog, contando o dia-a-dia corporativo, novidades e curiosidades. Este tipo de blog geralmente é feito no intuito de se criar uma visibilidade moderna e "social" para a empresa, um canal direto entre a empresa e o consumidor, elevando os dois ao mesmo nível de gerador de conteúdo.
Alguns destes:

Ócio - Para Microsoft Office 2007
Blog de Guerrilha - Para Espalhe Marketing de Guerrilha
Rexona Blog - Para Rexona

Existem blogs de uma outra natureza que são os Blogs patrocinados. Estes Tem um conteúdo geramente dentro de uma temárica específica com conteúdo gerado por um autor ou autores externo(s), sendo patrocinado por alguma marca ou empresa.

Lorotas (Rafinha Bastos e Bruno Gentili) - Para LG
Livre Expressão (Vários autores) - Para Ruffles

É isso gente, tem blog pra tudo quanto é tipo e tudo quanto é gosto, fazendo muita marca levar a vantagem e ganhar uma ótima visibilidade.

domingo, 21 de setembro de 2008

Rádio com cheiro!

Aí vai um post sem imagens:

Campanha para Suvinil inova utilizando no rádio, pela primeira vez, o odor.
De forma simples e chamando a interação do ouvinte, o texto do spot consegue recriar o cheiro do produto Suvinil. Vou escrever o que me lembro dele:

"A Suvinil traz aos ouvintes, pela primeira vez, o rádio com cheiro! Prepare-se para sentir, em 5 segundos, o cheiro de nosso novo produto:"

Uma contagem regressiva, e cinco segundos depois eu e minha irmã farejávamos o carro em busca de algo diferente. Nada.

"Pronto. Este é o cheiro da nova tinta Sem Cheiro Suvinil. Nenhum."

Mais algumas bobagens de packshot e o spot se encerra.

Utilização perfeita deste meio do qual pouco se fala em tempos mídias mirabolantes, interativas e participativas.
Sei que a razão do blog não é bem falar sobre um spot de rádio, mas entendo que meios como este não devem sair dos planejamentos, apenas devem ter suas utilizações reinventadas para torná-los interativos e interessantes dentro de seus potenciais. Ponto para quem criou o spot, acho que a NBS tem essa conta, mas não sei.

E ponto para mim, que estava ouvindo AM ao meio dia, como me é costumeiro aos Domingos.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Euro Effies

Este post eh irado hein, gente!!!

O Euro Effies é uma premiação européia que premia campanhas que constroem marcas em dois ou mais países da União Européia.

Esta premiação é a única em âmbito internacional que consagra grandes idéias que originaram estratégias de marketing e comunicação com resultados possíveis e verdadeiros.

Esta edição de 2008 na Europa teve apenas dois ouros. Para a campanha a seguir da Grey Copenhagen, Dinamarca, da Coca-Cola Zero. Esta campanha foi desenvolvida após entrevistas com rapazes e opiniões deles de como a vida deveria ser. A campanha fez as vendas aumentarem ainda em outro targets e em outros países nórdicos e Alemanha.




O outro ouro foi para TBWA\Paris para esta ação da Nokia, chamada de Urbanproof.
Um dos vídeos da campanha é este a seguir:



Soh pra lembrar que esta premiação ocorre no Brasil tb, em 29 de Outubro.

Mais informações no site:
http://www.effiebrasil.com.br/

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Interatividade no Abrigo de Ônibus


Gostei bastante dessa campanha para o Zoo de São Francisco. Acho interessante quando o espectador é colocado no centro da ação.

Não sei se a campanha é realmente eficente e chamou mais público para o Zoo mas acho que funciona como uma campanha institucional.

Eu estava pensando em outra campanha em abrigo de ônibus mas ainda não achei, vou continuar procurando aqui depois posto.

Mobile Marketing, chega até nós?

Grande sucesso e novidade na Europa, o mobile marketing ainda é visto com ressalva no mercado nacional, graças à percepção equivocada do próprio mercado, que considera uma ferramenta difícil e de custo caro, acessível somente para os grandes clientes.

João Carvalho, sócio-diretor de Planejamento Criativo da agência Pontomobi Interactive, defende o uso do mobile marketing pelos anunciantes brasileiros. Na opinião dele, o mercado precisa saber que o mobile marketing é acessível, dá para fazer, já é uma realidade e é barato.

O maior benefício é levar interatividade aos mais diversos pontos, o que era restrito somente ao online é passado para o offline com o mobile marketing...
O público-alvo desta ferramenta é muito mais amplo do que jovens e pessoas com amplo domínio de tecnologia.

No mundo, temos diversas ações de mobile marketing que servem de incentivo para as empresas brasileiras. O que falta mesmo é uma grande campanha nacional que impulsione os outros anunciantes.

Segue agora uma ação da Nokia, nos EUA, e outra da Volvo, todas de mobile marketing...




Ações de internet - Novela Três Irmãs

A TV Globo, começou nessa segunda a transmitir a nova novela das 7 - Três Irmãs - com um tema relacionado à praia, natureza e surf.

Nas semanas anteriores ao lançamento, além das tradicionais "vinhetas"de chamada da nova novela, a globo tem apostado numa nova proposta de divulgação, usando mídias alternativas e internet. Como exemplos exemplo, o hotsite de mensagens na areia, a comunidade, o hotsite "tirei onda", e o adesivo colado nas laterais dos ônibus que circulam pela orla da cidade do rio (abaixo), sem contar o próprio site da novela.



A proposta desta novela vai mais além: a idéia é aproximar mais o público dos personagens, dando a cada um deles, futuramente, um blog. Segundo o Bem Paraná, as açoes são uma tentativa de trazer de volta para a audiência do horário um público jovem, que hoje já não tem tido mais o hábito de ver tv.

E parece qeu tem dado certo: Desde que começou, a novela tem tido ótimos índices de audiência - cerca de 60% do público total do horário.

Merchandising - Sonho de Valsa

Esse merchan assinado pela Ogilvy & Mather ganhou o prêmio Maximídia de melhor uso da Televisão. Foi feito no programa "Casos e Acasos de Amor" exibido às quintas depois da Grande Família.

É um caso de um merchan bem feito que não ficou forçado como costumamos ver.



Velhas mídias, novas idéias.




Essa ação, criada pela DDB da Suécia, mostra como um meio "velho" pode oferecer algo
totalmente novo e até mesmo interativo. Sabendo que todo mundo já está saturado de
tanto ver anúncio, a agência criou um mobiliário que não só mexe com a curiosidade da
pessoa como também é mexido por ela ( =P ).

A ação consiste no seguinte: Para divulgar a promoção do café por 1 Euro, um mobiliário ,com uma espécie de quebra-cabeça, "convida" o consumidor a interagir com o anúncio, como se vê na foto. O mais legal, e o que não torna a coisa gratuita, é o conceito que embasa a comunicação: Sort Your Head Out. Ou seja, antes de ir para o trabalho de manhã, após ter acabado de acordar, tome um café e coloque suas idéias
no lugar.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ola Virtual

Nessa segunda, dia 15, foi feita uma ação pela interativa Parangolés para a promoção "Nestlé Torce por Você". Um banner especial que une 3 grandes portais - IG, MSN e Terra - simulava uma "ola" como essas que ocorrem nos estádios de futebol.
Quando clica no banner, o internauta inicia uma viagem passando automaticamente pelos outros dois sites participantes e chega ao hotsite feito para a promoção. Nesse hotsite o usuário pode escolher seu time de coração, criar um avatar e convidar amigos para que também participem da brincadeira. Outra coisa muito interessante nessa ação é que, pelo Google Maps, dava pra ver onde cada participante da "ola virtual" estava.
Infelizmente eu não pude ver se funcionou de verdade, porque só fiquei sabendo disso hoje. Mas mesmo assim, achei a idéia da união de 3 grandes sites muito legal e acho que quem participou deve ter gostado bastante também.

PS: Navegando pelo site, vi que a Nestlé tem uma seção que usa o QR Code. Desvendando o código você recebe o endereço de um site exclusivo onde pode baixar jogos e outras coisas. Bem legal. Para ver clique aqui.

Novo uso para uma "velha" mídia...



Este anúncio que saiu na Caras há algum tempo é para o lançamento da nova sopa Maggi. A matéria normal ocorre na página ímpar, onde já observamos uma foto do produto, já na página par, ocorre o anúncio, seguindo a adequação editorial da revista. A criação da pela é de Hugo Rodrigues, VP de criação da Publicis SP, e vencedor do prêmio Profissional de Criação de 2008, da Associação Paulista de Propaganda.

Vale a pena conferir e pensar em novos formatos para se otimizar a mensagem.

Outro exemplo diferente, nós observamos na Rolling Stones Brasil de Setembro, com a Amy Winehouse na capa.
A nova Pepsi Twist 3 está com uma série de três especiais que apresentam os maiores "power trios de todos os tempos". A banad do momento é o Beastie Boys, aneteriomente foi o The Police e no próximo mês será o Nirvana. As histórias de cada banda são contadas em três grandes momentos.

Estes são apenas dois exemplos de como podemos "brincar" com um meio considerado atrasado e ultrapassado por muitas pessoas!

Novo site da MTV

Hoje a MTV está lançando seu novo site, totalmente modificado, tanto no design quanto no conteúdo. O site dará mais um passo para a interatividade, com espaço para os internautas comentarem, avaliarem e participarem, isso sem perder o caráter musical e informativo que o site já possuía.

A cara do site não se encaixa nem um pouco e não faz menção alguma à campanha atual "MTV Switch", mas não deixa de ser mais uma demonstração de como o meio Internet pode interagir com o público...

http://mtv.uol.com.br/

Extreme Sticky Note - Viral

O "Extreme Sticky Experiment Note" criado pela dupla Fritz Grobe e Stephen Voltz que forma o coletivo EepyBird (os mesmos que criaram o experimento Diet Coke + Mentos) foi lançado na semana passada na rede americana de TV ABC Family. O Spot de 90 segundos foi veiculado na estréia de uma nova série da emissora e teve patrocínio da coca-cola, da varejista de isumos para escritório Office Max e da própria ABC Family. Os Post-it Notes (280,9 mil usados no experimento) foram fornecidos pela 3M.

Muito interessante, vale conferir!!

Faça seu avatar mangá

Pra quem não sabe, febre do momento no mundo dos blogs, Orkut, msn, Twitter, entre outras redes sociais é usar como avatar o seu próprio "mangá" (estilo de desenho japonês).

Para fazer um é muito simples: acesse o Site do Face Your Manga (em inglês) e monte rapidamente seu avatar no melhor estilo nipônico.

avatar do Chapetta do twitter =)



Este foi o avatar japa que montei pra mim =P


A idéia do site consiste em montar um avatar customizado , podendo se escolher o tipo de formato de cabeça e cabelo, cor de pele, formato do olho, cor de cabelo,etc. e até pode adicionar um "dedo feio". Os resultados podem ser os mais variados, e pode realmente ficar a sua cara!

Pra se ter uma idéia do sucesso do negócio, no último mês, os números de acessos ao site de montagem dos personagens foram tão grandes, que o ele ficou temporariamente fora do ar!

Se você fizer seu avatar e gostar tanto que quiser tê-lo em alta resoluçao para impressão, o site também disponibiliza o arquivo em alta resolução, claro que , pagando uma graninha, via Paypal.

O site não possui um vínculo com seu usuário, isto é, não há login nem usuários no FYM. O único dado que você fornece ao site é o seu e-mail para recebimento da sua imagem.

É interessante avaliar a importância do avatar nas redes sociais. O avatar seria aquilo que dá uma personalidade visual ao perfil. Pode ser representado por uma foto sua ou por um outra imagem qualquer, que pode dizer muito sobre o que é o usuário: seus interesses, anseios e talvez, até mostrar um estatus momentâneo. Lembre-se do Orkut...quando um usuário te adiciona sem ter uma imagem de exibição, parece que está faltando coisa, que tem algo errado, não é? Isto significa dizer, que quem não usa um avatar, fica com parte da personalidade apagada em uma rede social! Então, vejamos os avatares como uma parte fundamental de um estudo maior sobre Social Media =)

Outro mania que ainda tem alguns adeptos, mas que foi febre a alguns anos atrás, é o de montar bonequinhos e avatares no estilo da série de animação "South Park". Eu diria que ele é o pai do FYM, por conta da customização.

Será que esse Face your Manga é mais uma modinha, e como toda modinha irá passar, ou os donos do site (que apesar de estar em inglês, os donos são italianos) estão tramando algo maior do que um local para montar avatares?

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mtv



Legal a campanha "Nào precisa ser verde para ser verde"