quinta-feira, 5 de junho de 2008
Propaganda contra cigarro reduz vício, mostra pesquisa
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A foto acima é de uma Campanha Brasileira realizada no ano passado, um tipo de propaganda persuasiva que faz efeito.
O Inca está lançando uma nova campanha que já está nas ruas com a intensão de dizer que o cigarroe reduz sua sensação de lberdade e mostra pessoas presas dentro dos maços de cigarro.
Não temos no Brasil um levantamento sobre o impacto exclusivo das imagens nos maços de cigarro, mas pesquisas mostram que o número de fumantes no Brasil está em queda. Em 1989, 32% da população com mais de 15 anos era fumante. Em 2003, esse número havia caído para 19%.
Tânia Cavalcante, coordenadora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, acredita que a redução se deve a ações tomadas com o intuito de mudar a visão positiva do cigarro criada pela indústria tabagista. "Logo no início percebemos que as imagens repercutiram bem entre a população, mas de um modo geral a maioria pedia por imagens mais impactantes", comenta.Quando a campanha entrou em vigor, em 2002, os maços passaram a trazer, além das fotos, o telefone do "Disque-Pare de Fumar". O serviço já existia havia um ano, mas a partir da divulgação nos pacotes de cigarro, as ligações triplicaram. Aproveitando a boa procura, foi feita uma pesquisa com cerca de 90 mil pessoas (80% delas fumantes) que telefonaram para o serviço. "A medida foi apoiada por 92% das pessoas, mas elas ponderavam que eram necessárias imagens mais fortes", explica Tânia.
Em 2004, um novo grupo de fotos começou a circular, incluindo a de um feto abortado e de um fumante que perdeu uma das pernas. "Buscamos imagens que sejam eficientes para quebrar o elo que o fumante tem com o maço. Ele é atraente, a associação para o dependente é positiva. Com as imagens conseguimos tirá-lo desse transe. Ele vai pensar antes de acender o próximo cigarro. Com as fotos, no mínimo, ocorre uma diminuição na quantidade de cigarros fumados por dia."
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http://br.noticias.yahoo.com/s/09022007/25/manchetes-propaganda-cigarro-reduz-vicio-mostra-pesquisa.html
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Um comentário:
Sempre tive essa dúvida, se essas propagandas contra cigarro realmente funcionam ou se são só mais uma forma do governo gastar a verba de publicidade com os seus amigos donos de veículos.
Bom saber!
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