Se afogou. Coitado.
A ideia era ousada, mas não conseguiu se sustentar. Após seis meses de operações, 16 volumes e 80 mil cópias distribuídas - além de 100 mil baixadas da rede -, o "The Printed Blog" anunciou o fim do projeto. A notícia é do site "TechCrunch".
O "The Printed Blog" era uma ideia simples, mas criativa, que ia na contramão do fluxo atual da mídia. Tratava-se de um jornal que selecionava notícias em blogs pela internet e colocava-as em papel impresso, com fotos vistosas e em boa resolução e que era distribuído gratuitamente em semáforos de Chicago, São Francisco, Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos. Planos futuros incluíam a impressão de cópias personalizadas para bairros e anúncios locais em suas páginas.
De acordo com o blog "Small Business" do site Chicago Business, o fudador do jornal, Josh Karp, considerava sua ideia um dos negócios mais promissores da América. E mesmo com todo o burburinho criado, ele não conseguiu sustentar seu projeto ao falhar na negociação com investidores.
Na época de seu lançamento, o "The Printed Blog" ganhou notoriedade através de outros jornais como o The New York Times, BusinessWeek e Irish Times. Depois de dois volumes e um certo sucesso, Karp já pensava em levar sua cria a outros locais, como África do Sul e Fairbanks, no Alasca, noticiou o site "Editor&Publisher".
Os poucos volumes foram custeados pelo próprio Karp, que disse em entrevista ao "Chicago Business" que seu primeiro erro foi a perda do foco, mas que a crise econômica também não ajudou em uma época de fechamento de muitos outros jornais, alguns deles grandes e tradicionais veículos.
O objetivo do "The Printed Blog" era levar conteúdo online de qualidade ao meio físico, alcançando pessoas que ainda não se aventuravam na internet, mas não conseguiu convencer investidores de que esse seria um produto viável e rentável. Além disso, Karp não contava com a explosão do acesso à rede pelos celulares, que transformou seu jornal em algo praticamente inútil.
"Mesmo com um significante investimento de minha parte e o apoio adicional de seis ou sete cartões de crédito, não pudemos arrecadar o valor mínimo de dinheiro necessário para alcançar o próximo estágio de nosso desenvolvimento", disse Karp em seu blog. "Essa foi uma decisão difícil para nós, mas a realidade financeira da situação demandou que suspendêssemos as próximas publicações imediatamente e definitivamente", completou.
Antes de sua saída do mercado, Karp deixou uma previsão de como será o jornalismo nos próximos anos: "Acredito que os próximos anos estarão entre os períodos mais excitantes da história do jornalismo. A indústria está à beira de grandes mudanças e, quando for redefinida, ficará muito diferente do que é hoje e funcionará consideravelmente melhor".
O site do "The Printed Blog" pode ser acessado pelo endereço www.theprintedblog.com/.
Fonte: Geek
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário