quinta-feira, 9 de julho de 2009

A melhor publicidade do mundo

Como não vi comentários recentes sobre a iniciativa de uma agência australiana para alavancar o turismo no estado de Queensland, Austrália. Acho interessante comentar sobre esta iniciativa pois não é qualquer idéia que multiplica seus investimentos através de mídia espontânea de forma tão eficiente e recebe um leão no festival de Publicidade de Cannes.

O desafio era impulsionar o turismo nas ilhas de Queensland, Austrália, dando notoriedade internacional. Porém, tudo isso tendo um orçamento relativamente curto. A Idéia que surgiu foi de oferecer através de classificados e de um site, uma vaga de emprego que qualquer pessoa ficaria absurdamente interessada.
O Anúncio oferecia uma vaga para guardador de uma das ilhas da grande barreira de corais. Não havia restrições de idade, país e bastava enviar um vídeo de 60 segundos para o site islandreefjob.com e após a seleção, o ganhador viaja para a própria ilha para a entrevista final.
Essa estratégia rendeu frutos excelentes:

  • Os jornais de todo o mundo divulgaram a vaga em horário nobre, rendendo mais de 80 milhões de dolares em mídia espontânea.
  • Pessoas de mais de 201 países inscreveram mais de 34.000 vídeos.
  • Mais de 3.400.000 pessoas visitaram o site das ilhas da grande barreira de corais e provavelmente muitos se interessaram em visitar o local.
  • O site islandreefjob.com ficou fora do ar devido à quantidade de acessos (Em seu primeiro dia online, ele recebeu mais acessos que o site da Google.com na Inglaterra).

Devido à idéia fantástica, ao excelente trabalho de Relações Públicas e ao reconhecimento mundial, a agência australiana Cummins Nitro recebeu o Leão de Cannes nas categorias: PR (Public Relations), Cyber e Direct.

Para aqueles que quisere, vejam o vídeo case da campanha no link http://www.brainstorm9.com.br/2009/06/05/the-best-job-in-the-world-o-video-case/


Fonte: Brainstorm9

Nenhum comentário: