terça-feira, 7 de julho de 2009

Como você usa o Twitter?

A maioria das pessoas que acessa o blog provavelmente tem Twitter e sabe exatamente o modo de usar. Cada um deve fazer um tipo diferente de uso dessa rede social, alguns desabafam, outros contam causos, momentos ou fazem uso profissional.

Eu, que não tenho Twitter, me pergunto: qual a sua real utilidade?

A princípio o microblog é um espaço para dividir idéias, comentários e gerar discussões com o limite de 140 caracteres por mensagem. Essa é uma descrição simples, inclusive talvez seja bem próxima da definição que estará no dicionário inglês Collins, que vai incorporar o termo Twitter e o verbo Twittar, mas a mídia tem mostrado que o Twitter, mesmo sendo uma ferramenta minimalista, tem sido aproveitada de diversas formas pelos usuários, e até manual de boas maneiras do Twitter já inventaram.

Hoje, as empresas, impulsionadas pela tendência de se aproximar do consumidor, tem utilizado cada vez mais o Twitter para manter uma relação estreita com seu público e assim receber feedbacks mais diretos, já que quem está ali quer “seguir e ser seguido”. Misturada a essa tendência, temos os Twitteiros pessoais, que usam a rede na sua essência, apenas respondendo a pergunta básica: “O que você está fazendo?”. Além disso, temos os que querem se promover profissionalmente, os que aderem a alguma causa e a divulgam, os que buscam fofocas e celebridades, os que trocam conteúdo (relevante ou não) e inúmeras outras formas de interagir com 140 caracteres.

Um dos grandes desafios hoje, talvez seja filtrar tudo o que é despejado nas mensagens e fazer algum uso disso tudo, mas é preciso ter bom senso. Tem muita gente postando porcaria. Por enquanto, ainda estou pensando se vou fazer um Twitter, afinal de contas, daqui a pouco essa “onda” entra em declínio e surgem outras redes sociais. De qualquer forma, se decidir por entrar ficarei atenta ao que devo seguir e ao que, por essa crescente popularização da ferramenta, simplesmente devo ignorar.

3 comentários:

Tem ´Marca´ e tem ´Marcão´ disse...

Como assim vc ainda não tem twitter?

Twitter é moda, daqui a pouco irão inventar uma outra ferramenta que todo mundo vai migrar para ela. Vcs vão ver ou não né.

Eu me lembro do mega sucesso que anunciavam o Second Life, que inclusive até a Petrobras comprou espaço no Second Life para fazer reuniões. E deu no que deu?

Alguém usa ou já usou second life, meu primo de 11 anos não sabe nem o que é isso.

Mais Twitter e Orkut ele já sabe muito bem.

Rodolfo Caridade disse...

O mundo virtual é muito rápido, em pouco tempo tudo muda completamente, é só pensar que há pouco tempo ninguém sonhava em usar essas ferramentas de interações sociais pela internet. O mais próximo que tinha era um Bate papo ...

Lembro de quando era pequeno, não tinha ICQ, MSN. Ligava para meus amigos, para entrarem no Mirc ou no Bate papo em uma sala específica.

Hoje em dia é tudo mais fácil!

Gaby disse...

sabendo quem seguir vc pode tirar um bom proveito do meio. twitter é ótimo por conta dessa "não regra", vc usa como quiser! eu relutei por um tempo, mas hj fico com a página aberta direto no meu trabalho. uso mais pra seguir o que tá rolando. é simples, rápido e vc ainda pode interagir.