Inspirada por uma twittada do Barbato, indignado com a atenção da mídia ao João Buracão, resolvi escrever um post sobre o assunto.
João Buracão foi criado há cerca de 4 meses pelo borracheiro carioca Irandi, que, cansado de pedir ajuda ao poder público e não ser atendido, fez o boneco e o colocou para pescar no buraco em frente a sua borracharia. Leitor do Extra, Irandi entrou em contato com o jornal atrás de ajuda e os editores gostaram da ideia. O boneco então foi fotografado, batizado e saiu na primeira página do jornal Extra, no Rio; o buraco, que estava lá há meses, foi tapado em menos de 24h. Na edição seguinte, também na primeira página, foram publicadas as fotos do antes e depois com a manchete que virou slogan: “João Buracão é a solução”. Depois disso, o telefone da redação não parou de tocar com pessoas querendo falar com o João Buracão, pedindo que ele fosse visitar buracos de suas cidades.
Tomando como gancho o boneco, o jornal iniciou uma série de matérias de prestação de serviços, percorrendo todos os buracos denunciados pelos eleitores, criando uma oportunidade do leitor interagir com o jornal. Essa manobra colocou os governantes em uma situação difícil, pois com um personagem carismático como é o João Buracão, o povo acompanha com bastante frequência as denúncias e virou fã do personagem.
Sucesso entre os leitores, o boneco também vem conquistando espaço na mídia nacional, sendo notícia na Rádio Globo e Jornal Nacional, além de convidado do programa da Ana Maria Braga. O boneco também foi levado pelo programa dominical Fantástico para um tour pelas rodovias mais esburacas do território brasileiro e fez uma participação especial na novela Caminho das Índias. João Buracão também marca presença no campo musical, já sendo tema de quatro funks e uma paródia do pagode Deixa a vida me levar, de Zeca Pagodinho.
Estas ações vêm aumentando a visibilidade do personagem, que já conta com um blog (http://extra.globo.com/blogs/joaoburacao/) com direito a vídeo, fotos e reportagens do próprio João e Twitter (http://twitter.com/joaoburacao_).
Desde os primeiros dias de “artista” na TV e no jornal, João Buracão recebe apoio de centenas de outros personagens criados depois deles, formando um exército de bons samaritanos que chamam a atenção para diversos problemas de nosso dia-a-dia. Também apareceram as primeiras pretendentes: Hilda Buracão, Maria Buraquete.
O mais interessante é que os prefeitos e governantes passaram a temer e respeitar essa figura. Já foi recebido em “audiência oficial” pelo prefeito do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu, Eduardo Paes e Lindberg Farias respectivamente. Além de muitos outros de várias partes do país.
“O Extra não leva o João Buracão para encontrar autoridades de surpresa. A gente entende que isso é pegadinha, mais apropriado para programas humorísticos, como CQC e Pânico. Não que a gente se leve a sério demais (mal de todo jornalista) mas é que só sabemos fazer jornalismo e não humor. As autoridades que encontraram João Buracão (Eduardo Paes e Lindberg) solicitaram audiência. A gente ainda discutiu se corria o risco de tornar o boneco chapa branca, mas achou por bem permitir o encontro com autoridades. Não só pelo inusitado da situação, como legitima o boneco como agente de solução de problemas do leitor.", disse Octávio Guedes, manda-chuva do Extra.
Mas em São Gonçalo, o boneco foi vítima de um “crime político” que teve repercussão no Brasil todo: sequestraram o boneco na porta da casa da prefeita Aparecida Panisset e ate o agrediram, juntamente com um fotógrafo do jornal. O Extra levou a sério a agressão e veio repercussão de todo o lado, inclusive no poder Legislativo e nas entidades que representam os jornalistas. A prefeita convocou uma entrevista coletiva, devolveu o boneco e pediu desculpas ao jornal. Nos dias seguintes à “libertação”, o Extra publicou fotos do boneco com um esparadrapo no rosto!
A imagem criada pelo jornal Extra e pela Globo é tão grande e tem tanta repercussão que hoje, João Buracão recebe mais chamadas do que muitos órgãos públicos e autoridades. Só em Março recebeu cerca de 3900 telefonemas e em três meses foi responsável pelo fechamento de aproximadamente 2 mil buracos.
A popularidade do boneco é tão grande que o povo já quer que ele cuide também de problemas de segurança pública, de previdência social, de falta de professores, de transporte coletivo...
Tosco ou não, o Jornal Extra soube aproveitar uma ideia simples, nascida de forma espontânea, e transformou o João Buracão no mais novo herói brasileiro, acertando em cheio os anseios do seu público-alvo. Não duvido nada que daqui a pouco o boneco ganhe a sua versão em miniatura, de pelúcia ou de plástico, para ser trocado por aqueles selos de edições do Jornal.
sábado, 27 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
è uma brincadeira esse país. As pessoas temem um boneco! Se eu chego na prefeitura e digo que tem um buraco na minha rua, eles vão dar a mínima! Mas se joão Buracão vai até eles!!! Haaaa aí é diferente! Façamos tudo que o João Mandar! Tomara que o extra crie os selos para trocar pelo boneco do João, que aí, eu vou levar meu boneco ao Prefeito para ver se consigo botar medo nele também.
Se joão Buracão tivesse sido criado por uma agência de publicidade com esse intuito de ajudar a resolver buracos de rua.
Eu aposto que a mídia não daria tanto destaque assim.
Postar um comentário