quinta-feira, 28 de maio de 2009

Google escolhe Predicta para cuidar da publicidade do Orkut

O Google escolheu a consultoria Predicta para mensurar e gerenciar a publicidade nos espaços publicitários do Orkut. A escolha da corporação de buscas tem o objetivo de certificar a Predicta e torná-la a primeira empresa no Brasil capaz de mensurar as inserções publicitárias que entram na rede social e cuidar da inserção de novas campanhas e anúncios no site.A consultoria pretende oferecer um maior embasamento e direção para as agências e anunciantes que queriam explorar o enorme potencial de alcance e de divulgação de idéias do Orkut, mas que não conseguem ferramentas e meios eficientes de mensuração de resultados. A captação e interpretação dos dados da publicidade dentro do Orkut serão realizadas por meio da ferramenta de análises digitais Maestro.

Twitter pode ter um concorrente brasileiro

Um concorrente para o Twitter pode ser aqui do Brasil. Isso porque o Yahoo está em fase de teste de um produto chamado "Meme", desenvolvido na unidade nacional da companhia.

No momento, a participação na rede social é restrita somente a convidados, já que os testes estão no início.Como no Twitter, o Meme permite o post de textos e links, mas aceita também fotos, vídeos e músicas. Além disso, o conteúdo surge diretamente na página, sem a necessidade de clicar em urls curtas, e disponibiliza ao usuário o acesso ao conteúdo postado pelos amigos.

Com informações da Folha Online.

Twitter pode ajudar marcas?

De acordo com seus co-fundadores, Biz Stone e Evan Williams, oferece aos marqueteiros a oportunidade de estabelecer relacionamentos e disseminar informação, assim como responder aos “buzz” entre consumidores sobre as suas marcas.

As Redes Sociais estão se tornando cada vez mais populares entre os anunciantes, e o crescimento do Twitter tem sido a cerne desta tendência, embora ainda não tenha sido estabelecidos quais são as melhores práticas de utilizar essa ferramenta.

Na conferência D7 em Carlsbad, Califórnia, realizada na quarta-feira (27 de maio), Williams afirmou que, basicamente o site “divulga informações e constrói relacionamentos. Você pode fazer uma ou ambas as coisas”.
E é uma forma fácil para os marqueteiros demonstrarem o poder do portal para os seus clientes, stone acrescentou, que foi “Começar escrever seu nome no Twitter search e apereceu quantas pessoas estão falando sobre o seu produto.”
Quando as próprias marcas descobrem uma conversa sobre o seu produto, a maioria irá “imediatamente querer responder” ele prevê.
No entrando, ele também afirmou que, a partir de um ponto de vista comercial e prático, os serviços de comunicação social serão “ mais atraente quando você não estiver apenas following um grupo de pessoas.”
Possíveis novidades podem assumir a forma de usuários opt-in para receber mensagens de suas marcas favoritas, como: “You go to Whole Foods a lot. Maybe you'd like to know that this is on sale today."”
Outra área onde Twitter pode ajudar para os marketings das empresas é o que Williams chama de “low-latency”, ou em tempo real, pesquisa de dados, especialmente no que, cada vez mais, “a velocidade é importante na divulgação.”
Na verdade, ele prevê o site como tendo "uma grande oportunidade com a pesquisa, e que não tinha previsto isto," especialmente na forma de avançar para além de uma "caixa e um botão" e olhar mais para a "descoberta".
Um número de aplicações também foi desenvolvido para ajudar as empresas e os consumidores utilizam Twitter, tanto sobre os celulares e a Internet, seus fundadores disseram que eles podem estar interessados no lançamento de uma App Store, como utilizado pela Apple, no futuro.
Apesar de ele considerar banners como o "menos interessante que podemos fazer", Williams também admitiu que a empresa ainda não tem uma regra definida.
Dados da Nielsen mostrou que 60% dos usuários americanos que participam do Twitter não tem o costume de visitá-lo durante o mês seguinte, ou seja, taxa de retenção de seu público é de apenas 40%.
Williams afirmou que este tipo de estatísticas resultaram no fato de o site está "em sua infância", mas ele afirmou que existem "muitas maneiras de corrigir essa curva de retenção."

Fonte: Warc.com

sábado, 23 de maio de 2009

Interatividade Apple Banner

De maneira muito atraente e inusitada para nós brasileiros, a campanha da Apple utiliza a interatividade que o meio Internet nos possibilita criar. A idéia inicial da peça é um diálogo entre dois personagens comentando o gráfico (fullbanner) da Apple; Do lado esquerdo da tela, o banner com a imagem de um homem fazendo publicidade de produto capilar, começa a interagir com os outros dois primeiros personagens da campanha. A idéia é muito bacana.

Vale a pena conferir :

Boa ação ou não?

Interessante e Curioso:
Consultoria de Marketing para um homem de rua em Lisboa gera resultado, mas também críticas.

Vale a pena assistir o vídeo:

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A febre chamada Twitter [2 ]

Vou postar sobre mais uma caça. Dessa vez, no Twitter. A Vodafone chegou a este serviço de micro-blogging, e ,para anunciar a sua chegada, lançou uma caça ao tesouro na sua página. Pistas sobre a localização de 20 celulares HTC Magic (o rival do Iphone) foram jogadas no Twitter, fazendo o nº de seguidores disparar. É o Twitter como canal de mídia.E recentemente também a marca usou o Tserviço para comunicar em primeira mão que aboliu o roaming para o verão,assim as pessoas podem acessar seus textos no estrangeiro pelo mesmo preço que pagariam em casa. É o Twitter como ferramente de serviço ao cliente. Ê Twitter! O que mais vem por aí?

Mudanças na Lei!

Não é nada criativo nem original, mas é tão importante quanto para nós.

Essa semana foi sancionada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, uma lei que obriga a tradução de palavras estrangeiras em peças publicitárias, alegando forma de proteção à língua portuguesa. link da matéria completa

A lei está causando burburinho no mercado, que acha a lei conservadora. O que vocês acham?

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A febre chamada Twitter

Em tempos de gripe suína, o que realmente tem sido muito comentado e divulgado pela imprensa são as novas formas de comunicação proporcionada pelo Twitter. A ferramenta tem conquistado inúmeros seguidores entre amigos, famosos e curiosos. 
Agora outra novidade é que o Twitter está sendo utilizado para transmissão ao vivo de uma complexa cirurgia de transplante. O pai de um menino de apenas três anos, doará um dos rins para que o filho pare de sofrer todos os dias fazendo hemodiálise (filtragem do sangue por uma máquina).
Hoje, pela manhã, o hospital chamado Children's Medical Center, em Dallas, nos Estados Unidos, teve a primeira postagem enviada aos seguidores do canal do hospital (http://twitter.com/childrenstheone).

"Rise and shine! It's a beautiful day for a kidney transplant. We'll get started in about 45 minutes." 

O transplante de rim entre pai e filho, Chris Gilbreath e John, além de ser um belo gesto de amor é uma excelente forma de divulgar para mais um meio de comunicação a importância e a riqueza da doação de órgãos. 
O site que antes se explicava simplesmente por "um serviço para amigos, familiares e colegas de trabalho para se comunicar e permanecer ligado através da troca de rápidas e freqüentes respostas a uma pergunta simples: O que você está fazendo?", tem seu potencial reforçado com utilizações que vão além do planejado. O Twitter vem ganhando inúmeras funções: lançamentos de campanhas publicitárias, maior diálogo entre fãs e famosos, comercialização de produtos, comunicação de astronautas com a Terra, organização de eventos, pedidos de emprego e, hoje podemos acrescentar mais dois para a lista, transmissão ao vivo de transplantes e conscientização da doação de órgãos.
O Twitter está realmente virando uma febre. Para quem ainda não tem um canal, vai aí uma dica.

Criativo e adequado.



Extremamente criativo este filme da Taxi ( uma agência Canadense, com escritório também em NY ) para a ORNGE ( um serviço de ambulância aérea) que um amigo me passou. Foi uma solução bastante pertinente, bem produzida, inteligente e inovadora para o cliente e agência. Esse filme mostra porque a Taxi, juntamente com a Strawberry Frog e com a Crispin Porter, foram consideradas as agências mais criativas do mundo. Bom, é isso, digam o que acharam do filme, eu simplesmente achei foda, tanto pela criatividade quanto pela adequação. Até.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Monitoramento de rede social - Canal FX

Achei interessante postar isso aqui, pois foi a primeira vez que eu pude ver que uma marca acompanhou o que foi dito dela (no caso, uma reclamação) e respondeu orientando o consumidor.
É óbvio que isso já acontece há muito tempo, eu sei, mas "presenciei" pela primeira vez.



Clique aqui para o link do que aconteceu na comunidade de Prison Break no Orkut e o responsável foi o Canal FX.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Banner, legal?



Achei essa ação de internet da agência espanhola Remo muito irada. 30 peças do novo Colt, da Mitsubishi, foram espalhadas por vários banners inseridos nos mais importantes portais do país, e o primeiro participante, inscrito na competição, que encontrar todas as peças e montar o novo Colt, no hotsite (www.bajateuncoltgratis.com), ganhará um Colt 0km. Lá no hotsite também tem um fórum de discussão pra galera trocar informações e dicas sobre a localização dessas peças. Ah! E as peças se alteram diariamente nestes banners. É por isso também que foi inserido um “salão virtual de intercâmbio” no mesmo hotsite. Bem legal a possibilidade que o espaço dá para ideias assim. Queria muito poder participar.

terça-feira, 5 de maio de 2009


A McCann Erickson de Lisboa fez essa ação “porrada” lá na terrinha para falar de violência doméstica. O alerta mostra que quem não denuncia também acaba sujando as mãos, tornando-se tão criminoso quanto quem praticou a ação. Enfim, criatividade e alto impacto. Quem assina é a Anistia Internacional.

sábado, 2 de maio de 2009

A crise acabou! (Pelo menos no Firefox)


A Leo Burnett Lisboa decidiu se opor a palavra crise, juntamente com a ARC WW desenvolveu um plug-in que elimina a palavra ‘crise’ de todos páginas da web e substitui pela palavra ‘oportunidade’. O aplicativo foi desenvolvido para os idiomas português, inglês e espanhol e pode ser baixado aqui o detalha é que o aplicativo só roda no Firefox.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Deixa o celular tocar

Essa foi pra conscientizar do perigo de falar ao celular durante o trânsito.
A ideia é que você entre no site letitring.be, deixar o numero do celular de um amigo e o email dele. Depois, a pessoa recebe um email com um link pra um video no garagetv no qual deveria aparecer um acidente de carro.
O resto, vê no vídeo ;)


Joga o carro fora!

Sim, saiu no Brainstorm9, então todo mundo deve ter visto. E, se não viu, veja.
Resolvi postar aqui pq é uma ideia tão insana que o próprio Barbato poderia ter tido ou aprovado.

Simples: uma pessoa oferece seu carro (velho, obvio) pra ser jogado de um avião em movimento; um doido acha que consegue acertar um alvo lá de cima.

Premiação: se acertar o alvo, um ganha 100 mil dólares e a outra ganha um carro novo.

Isso surgiu
da cervejaria australiana Fosters, dona da Carlton Draught e, pra eles, pareceu a coisa mais natural do mundo.




Detalhe: 12 meses de pré-produção.