terça-feira, 1 de julho de 2008

GP Media Lions 2008.




Eu cheguei a comentar com algumas pessoas sobre este case, na aula, mas não havia conseguido ainda as imagens do mesmo. Não vou falar muito sobre, apenas que eu gostei muito, principalmente por ver que uma agência "pequena" e um cliente "pequeno" conseguiram um resultado tão expressivo, com uma idéia simples mas não menos eficiente. E quando digo "resultado", não estou falando apenas do fato deles terem conseguido o Grand Prix de Media no Festival de Cannes. Vejam o quanto eles excederam no que tinham como objetivo da campanha, no quanto acreditavam que teriam de participação do público-alvo e o quanto tiveram de fato. Sensacional.
Fontes: E-mail enviado pelo diretor de criação; Lá Fora Diário e Brainstorm 9.

Visão do futuro vence a alface

Luiz Fernando Vieira, sócio da Africa e representante do Brasil no juri de Media Lions revelou que, na reta final para a escolha do Grand Prix, dois cases diametralmente opostos em quase tudo se enfrentaram: o do fundo de pensão sueco AMF que trazia uma estratégia integrando diversas mídias criada por uma agência local para um cliente local e a rede mundial de restaurantes McDonalds com uma ação criada pela Leo Burnett para promover as saladas da rede de fast food que consistia em uma plantação de alface feita no teto de um único restaurante que formava as palavras Fresh Salads conforme os pés de alface cresciam.

Havia vários extremos em jogo:

- uma campanha integrada em diversas mídias X uma única mídia usada de forma extremamente original

- uma agência local X uma rede de agências mundial

- cliente local X um dos maiores anunciantes mundiais

- resultados nacionais X resultados locais

- idéia elaborada X idéia simples

"Chegou num ponto em que a dúvida era grande. Mas ai eu coloquei a questão do quanto de trabalho do mídia tinha em cada case. E nesse quesito, a operação sueca envolvia um trabalho de complexidade muito maior porque utilizou desde as mídias mais tradicionais até as mais recentes como o celular", conta Vieira. "Já no caso do McDonald's, por mais criativo que fosse o uso do outdoor, o mídia teve de negociar um único espaço", ponderou.

Vários dos outros membros do juri fizeram uma avaliação semelhante à do brasileiro. Muito embora alguns tenham ficado com a sensação de que o presidente do juri, Dominic Proctor, CEO Mundial da MindShare, tinha uma certa predileção por Fresh Salads, quem acabou levando o Grand Prix foi o case sueco.

Criado pela agência Forsman & Bodenfors de Gotemburgo, o case tinha como desafio vencer de indiferença dos jovens suecos empregados em relação à necessidade de fazer um plano de previdência privada. Para chamar atenção para o fato de que o tempo passa e deixa suas marcas nas pessoas, a campanha mostrava como personalidade famosas da suécia estariam quando estivessem com 70 anos. Além de divulgar as peças na mídia tradicional, a campanha convidava as pessoas a mandarem um SMS com sua foto para uma central e depois de alguns minutos receberiam a resposta com uma simulação de como estariam quando estivessem com 70 anos. Depois, as simulações seriam colocadas em forma de galeria num site. Os resultados foram eloquentes: 322.946 fotos foram enviadas por SMS, o que excedeu o objetivo da campanha em 546%. A campanha fez dobrar o número de visitantes no site da companhia de seguros e a preferência pela AMF quadruplicou. Em fevereiro deste ano a campanha ganhou o prêmio de melhor campanha de Mobile do mundo no Global Mobile Awards.

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