sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Até que ponto vale a "amizade"?


Essa eu nunca tinha visto. E achei genial.
Redes de relacionamentos estão na moda e muita gente só se importa em sair adicionando e "ganhando" amigos.
Quanto maior a rede na cabeça dessas pessoas, melhor.
Mas essa rede de contatos é, em parte, imaginária. Pelo menos, 10% são pessoas que você nem fala ou nem troca um simples "olá".
E isso foi percebido facilmente (e até ridiculamente, sendo criativo) pelo Burger King.
O fast food lançou a promoção Whopper Sacrifice, em que o usuário que apagasse 10 contatos da sua lista, ganhava um hamburguer, o whopper. Os amigos excluídos recebiam um aviso de porque estar sendo excluído.
"Mas eu não vou excluir fulano..."
Que nada!
Em apenas uma semana, o aplicativo foi usado por 82 mil pessoas para apagar cerca de 230 mil amigos no site. Num total de cerca de 232.566 amizades jogadas fora.
Nessa mesma uma semana depois, o Facebook retirou esse aplicativo de sua rede, alegando que "sacrificar amigos viola as expectativas de privacidade dos usuários."
Parece que o próprio Facebook viu que sua longa vida podia ser destruída justamente por seu propósito inicial: interesse.
Só que dessa vez não em manter contato com outros, mas em ganhar um simples hamburguer.

Nenhum comentário: