Este BLOG, definitivamente vale ponto. Espaço especial para os alunos de análise dos meio audiovisuais da UFF. Quem postar, ganha ponto, quem comentar também. O espaço é de vocês, aproveitem e não esqueçam de ser pertinentes, coerentes e originais.
domingo, 29 de junho de 2008
KURKURE SPICY SNACKS (Essa vale 2 pontos!)
Abaixo o filme ganhador do Leão de Ouro em Cannes 2006 na categoria promo. A ação de guerrilha com dublês pegando fogo foi feita em várias localidades no sul da Índia.
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Vai Popozuda!
O vídeo em si não me chamou tanto a atenção. Não tem nada demais. Entretanto, a música que dá ritmo ao filme é do grupo brasileiro "De Falla", o "Melo da Popozuda". Pra quem não lembra, essa música embalou os rebolados da personagem Feiticeira (versão brasileira, por Luciano Huck) nos seus tempo áureos.
O fato de ter um rock-funk brasileiro em um comercial gringo já chama atenção, mas o que me surpreendeu é que não é a primeira vez que a música foi usada para uma publicidade lá de fora.
Não tenho como precisar a data, mas uns anos atrás a Coca-cola fez um filme com a mesma trilha sonora. E dá-lhe popozuda!
FWA Theater

sábado, 21 de junho de 2008
Burguer King no Rio e Whopper gostoso pra...

terça-feira, 17 de junho de 2008
Celular que faz pipoca
O fenômeno ainda não foi confirmado. Segue a dúvida.
Doritos: Primeiro comercial veiculado para ETs
Após realizar um concurso na Inglaterra, a Doritos selecionou a primeira campanha publicitária a ser transmitida em TV aberta na Terra e para o fora dela, apontando o sinal de transmissão para um sistema solar localizado há apenas 42 anos-luz da Terra, na constelação Ursa Maior, de 6 em 6 horas.
O concurso exigia que os participantes a criassem uma peça para TV de 30" e tinha o seguinte tema: “como é a vida na Terra para alguém que está lá fora”. Além de uma premiação, o filme "Tribe", do britânico Matt Bowron, 25, será mencionado no Guiness Book como primeiro comercial transmitido para o Universo.
domingo, 15 de junho de 2008
Concurso Gira Dança

terça-feira, 10 de junho de 2008
Então cosidero interessante sempre que puder dar uma passadinha nos sites das grandes agências e descobrir novidades fresquinhas!
Vou facilitar um pouco a vida de que quiser fazer como eu:
Dpz
W Brasil
F/Nazca
África
Divirta-se com estas por enquanto.
Por falar em Santa Clara e no Encontro de Redação Publicitária de Paraty.
Ano passado, no 2º Encontro de Redação Publicitária de Paraty, o Fernando Campos, um dos sócios da Santa Clara, um dos Diretores de Criação da mesma, e meu futuro chefe (minha mãe já está rezando), nos mostrou isto. Ou melhor, “istos”. Trata-se de uma campanha feita na Argentina, que prometia implantar um fio de cabelo no “garoto-propaganda, para cada pessoa que assinasse um provedor de internet. Pelo número de vídeos que foram feitos, dá para imaginar o sucesso que foi. Olha, eu sei que a idéia aqui é falar o que nós achamos em cada post. Mas este não tem muito o que falar. Vejam e tirem as suas conclusões.
Um dia eu ainda trabalho na Santa Clara.
Isto foi realizado pela Santa Clara, a agência que eu mais quero trabalhar no Brasil, na última quinta-feira em Sampa. Conceitual, diferente e pertinente, uma ação que se enquadra, na minha opinião, em guerrilha, emboscada, buzz, pr stunt e mais um monte de nomes malucos ou gringos que eu não decorei. Imagino que tenha atingido perfeitamente o objetivo de divulgar a série 9mm, que trata do dia-a-dia da polícia de São Paulo, com um custo baixíssimo. E o melhor, sem correr o risco de ser considerado mídia exterior, irritando o maior rival do prefeito César Maia no quesito loucura: o Kassab. Saibam mais no site do CCSP e vejam fotos no site do Terra .
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Viral Mymovies, material inédito.
Comecei a disponibilizar
um material que ainda não havia
ido ao ar sobre o viral da Mymovies.
Em primeira mão para os alunos.
Vale ponto para o professor.
Concurso CCRJ
O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) e a Alap estão promovendo concurso de redação publicitária para estudantes de comunicação de todo o país. Os 10 melhores trabalhos ganham entrada para o III Encontro de Redação Publicitária em Paraty e um dia de oficina. O melhor trabalho, além de leiautado por um diretor de arte do mercado, será veiculado e o autor ainda receberá uma bolsa para o curso Portfolio da ESPM.Confira o briefing nos sites www.alaprio.com.br e www.tamborproducoes.com.
Bem galera, pra quem pretende ser um redator ou pra quem já é, essa é uma boa oportunidade para testar seu potencial. Ainda de quebra, concorre a uma bolsa no curso de portfolio da ESPM que cá entre nós, tem um preço salgadinho.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Windows será touch-screen
Chegará ao mercado em 2009 o novo sistema da Microsoft, o Windows 7 operado por toque de tela. Inspirados no iPhone de Steve Jobs, haverá possibilidade de selecionar ícones, clicar, arrastar e soltar. Também será possível manipular fotos, imagens e mapas diretamente da tela.
"Você sabia ?"
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Propaganda contra cigarro reduz vício, mostra pesquisa

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVGRUPZOcMDlZ_EembIf4yrGswn_eG-5th16LMdi4kX5nvSHn_MfYvvuImM4XsKSp3uMQ7qrlgjp2cXUG6adEQOtqQWJZPpunIYyH3TZj07ct60ES63CnT7LmF0q1Ei_GQ2WEonraaazjj/s400/5.jpg&imgrefurl=http://publicidadenoato.blogspot.com/2007_06_01_archive.html&h=272&w=400&sz=15&hl=pt-BR&start=6&um=1&tbnid=RJCI6UOQeGb2jM:&tbnh=84&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dpublicidade%2Bcontra%2Bcigarro%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR
A foto acima é de uma Campanha Brasileira realizada no ano passado, um tipo de propaganda persuasiva que faz efeito.
O Inca está lançando uma nova campanha que já está nas ruas com a intensão de dizer que o cigarroe reduz sua sensação de lberdade e mostra pessoas presas dentro dos maços de cigarro.
Não temos no Brasil um levantamento sobre o impacto exclusivo das imagens nos maços de cigarro, mas pesquisas mostram que o número de fumantes no Brasil está em queda. Em 1989, 32% da população com mais de 15 anos era fumante. Em 2003, esse número havia caído para 19%.
Tânia Cavalcante, coordenadora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, acredita que a redução se deve a ações tomadas com o intuito de mudar a visão positiva do cigarro criada pela indústria tabagista. "Logo no início percebemos que as imagens repercutiram bem entre a população, mas de um modo geral a maioria pedia por imagens mais impactantes", comenta.Quando a campanha entrou em vigor, em 2002, os maços passaram a trazer, além das fotos, o telefone do "Disque-Pare de Fumar". O serviço já existia havia um ano, mas a partir da divulgação nos pacotes de cigarro, as ligações triplicaram. Aproveitando a boa procura, foi feita uma pesquisa com cerca de 90 mil pessoas (80% delas fumantes) que telefonaram para o serviço. "A medida foi apoiada por 92% das pessoas, mas elas ponderavam que eram necessárias imagens mais fortes", explica Tânia.
Em 2004, um novo grupo de fotos começou a circular, incluindo a de um feto abortado e de um fumante que perdeu uma das pernas. "Buscamos imagens que sejam eficientes para quebrar o elo que o fumante tem com o maço. Ele é atraente, a associação para o dependente é positiva. Com as imagens conseguimos tirá-lo desse transe. Ele vai pensar antes de acender o próximo cigarro. Com as fotos, no mínimo, ocorre uma diminuição na quantidade de cigarros fumados por dia."
217
http://br.noticias.yahoo.com/s/09022007/25/manchetes-propaganda-cigarro-reduz-vicio-mostra-pesquisa.html
O meu celular não liga, mas tem uma lanterna que é uma beleza.
Essa eu também tirei de lá. E vou falar, achei esta iniciativa criada para a Vodafone muito legal. É, porque se você quer demonstrar a capacidade de interatividade do celular com outros meios digitais, a melhor maneira de se fazer isto é colocando o celular para interagir com meios digitais, correto? Então, a Vodafone assim o fez. Mas aí eu não resisti e entrei no link que aparece no final do vídeo. É de uma tal YDreams, uma empresa de soluções em tecnologia que, dentre outras coisas, atua também na área de advertising. Ah, e eles também têm um blog. Vale à pena dar uma olhada.
Espelho, espelho meu, existe alguém com o primeiro salário mais alto do que o meu?

E olha o “Lá Fora Diário” aí de novo. Eu sempre quis fazer alguma ação, peça, campanha, qualquer coisa, que tivesse adesivo em espelho. Nunca consegui emplacar nenhuma. Talvez seja por isso que eu tenha curtido tanto esta, que foi feita por uma agência da Suécia para uma organização que luta contra a discriminação étnica. A idéia, que achei bem simples, mas nem por isso menos pertinente, é relacionar a sua cor e, mais especificamente, seu cabelo, ao seu primeiro salário. E com o conceito/assinatura “A cor não deveria fazer a diferença”, esta peça dá o recado de uma maneira bem original.
Quem quer dinheiro? Má ôe!
Esta é outra do site “Lá Fora Diário”. Lá diz que é uma ação de “Street Marketing”, conceito este do qual eu tinha ouvido falar ainda, feito pela DM9DDB para a cola Superbonder. Eu não sei se isso é uma idéia nova, mas gostei mesmo assim. Sou um pouco cético quanto à veracidade da mesma e, em se tratando de Brasil, da honestidade dos transeuntes. Sim, porque num país onde as pessoas roubam caixas eletrônicos para retirar o dinheiro, o que dirá de moedas nas calçadas. Do jeito que a situação tá braba, se fosse preciso eu levava a calçada inteira. Mas voltando à ação, acho bem válida, principalmente por ter um custo muito baixo, criar um burburinho e demonstrar o produto da melhor maneira possível: funcionando. Bem, pelo menos é isso que o vídeo quer passar.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Tecnologia a serviço da publicidade. E da humanidade também, não é?



Olha que parada legal. Vi hoje no site "La Fora Diário". É um certo tipo de mobiliário urbano que "pede" para que o transeunte "Bata palmas para eles." O "eles", no caso, são crianças com deficiência auditiva. A peça é da JWT de Jacarta para apoair a associação de deficientes auditivos, e consiste em um painel que acende quando alguém bate palmas na sua frente.
Então, hoje estávamos discutindo sobre esta peça aqui na agência e levantamos as seguintes questões:
1) Muito legal usar a tecnologia para criar algo diferente em um suporte comum.
2) Tem conceito e é bem pertinente.
3) Mas isso tem cheiro de "fantasma", haja vista que boa parte das instituições "filantrópicas" não costuma gastar dinheiro com mídia. Não porque não queira, mas porque muitas vezes não o tem. A não ser que em Jacarta seja diferente.
4) Será que isso funcionaria aqui, em plena Avenida Rio Branco?
5) Tirar um tempo do horário de almoço para postar no blog, vale mais ponto?
Meu nome é Stunt, PR Stunt.

É, a brincadeira do título não foi mesmo legal. Deve ser o sono. Mas vamos lá. Eu me amarro no tal do PR Stunt. E esse caso é um dos que mais me chama a atenção. O Cassino Online Golden Palace é mestre em realizar estas intervenções para divulgar a sua marca com um custo muito baixo. O exemplo mais recente que todos devem lembrar foi do “Homem- Aranha”, que escalou o Edifício Itália em SP. Na verdade ele tentou a primeira vez, foi impedido, já ganhou as páginas dos noticiários (o PR Stunt pressupõe o trabalho de uma assessoria de imprensa), falou que não tentaria novamente tão cedo e, quando ninguém mais esperava (na verdade eu esperava, é sério) ele foi lá e cumpriu sua missão. (Vejam as fotos). Ele faz isso para o Golden Palace em várias partes do mundo, sempre com uma roupa com o site do cassino. Se é preso, o Golden Palaca vai lá, paga a fiança e ele volta a atacar em outro lugar. E este “anunciante” não pára por aí. Existem diversas ações de PR Stunt/Emboscada ligadas a ele. Outros dois exemplos são a invasão de campo na final do Campeonato Mundial Interclubes de Futebol, em 2005, e a ação realizada na Festa de São Firmino, aonde foram distribuídas várias camisas com o nome Golden Palace aos participantes da mesma. E se não bastasse, ainda levaram o Dennis Rodman para a tal festa na qual as pessoas fogem de touros por ruas apertadas. Moral da história, todo mundo viu a marca Golden Palace na transmissão do jogo do São Paulo, e todo mundo viu a marca Golden Palace nos jornais que noticiaram a Festa de São Firmino que contou com a presença ilustre (sic) do astro da NBA. E quanto isso custou para o Golden Palace? Não sei, mas com certeza muito menos que um comercial de 30 segundos.
O que é a globalização, não é mesmo?
Pessoal, desculpem-me a, digamos, pornografia no blog. Mas é que assim que eu publiquei o post anterior, recebi este vídeo. Acredito que seja um comercial, não sei de quem. O interessante nem é o vídeo, muito embora a "atriz" o seja, mas o fato dele ser de algum lugar o qual eu não reconheci o idioma. Talvez seja norueguês, finlandês, não importa... O que me impressiona é o fato de tudo ser passado a todo instante, de todo o mundo para todo o mundo. Será que sabemos as proporções do que fazemos, quando buscamos "viralizar" algo? Existe a possibilidade de mensurar isto? Será que o Kjaklhemrmr Thrghjiimüg (nome hipotético para o norueguês que criou este vídeo) sabe que alguém aqui no Brasil assistiu sua produção?
BOA. Muito BOA.

É, isso não é muito novo. Talvez, todos aqui já tenham recebido esta “brincadeira” da Antártica na campanha da BOA. Mas acho que serve como exemplo, para quando falamos das novas formas que as empresas estão buscando para fazer propaganda. Ao invés de “empurrarmos” a propaganda da maneira convencional, por que não criarmos maneiras de seduzir o consumidor de uma forma mais interativa, onde este mesmo consumidor vai ser um vetor para a propagação da marca do cliente. Eu mesmo repassei essa “brincadeira” para vários amigos. E não é que agora, pude ver que o “Vale Ponto” também entrou na jogada. Cliquem aqui e confiram. Com todo respeito, lógico.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Pular corda é coisa de gente grande em promoção da Coca-Cola
Clique no botão aolado para assistir.
A ação é inspirada no movimento olímpico, do qual Coca-Cola é a mais tradicional parceira entre as marcas, apoiando todas as edições do evento há 80 anos, a partir da edição de 1928, em Amsterdã. Estruturada no formato “juntou, trocou; achou, ganhou”, a promoção “Corda na rua Coca-Cola” distribuirá três milhões de cordas especiais Coca-Cola – são cinco opções de cores, em referência às dos aros olímpicos –, estilizadas com a garrafa contour que caracteriza a marca de refrigerante. Para participar, é necessário levar aos postos de troca cinco pontos em provas de compra de produto – cada tampinha, anel de lacre de lata e código de barra de embalagem de papelão vale um ponto – mais a quantia de R$ 4,00.Um folheto com dicas de manobras de pulos, distribuído com o brinde, tem a intenção de inspirar os jovens a incrementar suas performances. O material impresso terá uma surpresa especial a cinco mil participantes: vales-brinde que darão direito a um “Coke Player”, aparelho criado exclusivamente para a Coca-Cola e que reúne as funcionalidades de tocador de arquivos MP3, pen drive com 2Gb de memória, contador de pulos e cronômetro. “A atividade de corda de rua é desafiadora e intensa, requer habilidade e criatividade. Ao mesmo tempo, é muito democrática, na medida em que também pode ser praticada por quem é perseverante e tem atitude, mesmo sem uma habilidade nata. Todas essas características são muito próprias do jovem, assim como estão presentes na visão otimista do ‘Lado Coca-Cola da vida’. Por isso, consideramos o tema adequado a esta nova promoção da marca. Reunimos nela uma atividade simples e contagiante com o ‘Coke Player’, brinde especial que inova com uma série de funcionalidades. Esperamos que os jovens brasileiros se envolvam de forma ativa com a corda de rua, que já vem se tornando uma verdadeira mania“, afirma Ricardo Fort, diretor de marketing da Coca-Cola Brasil, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.A campanha publicitária, criada pela McCann Erickson, integra filme para TV, anúncios para mídia impressa e exterior, spot, banners e materiais de ponto-de-venda. As peças levam a assinatura “Pule para o lado Coca-Cola da Vida”.Em algumas das principais cidades brasileiras, haverá uma série de ativações relacionadas à promoção, como apresentações de equipes de puladores de corda em locais públicos.“Corda na rua Coca-Cola” é válida até 24 de agosto – ou enquanto durar o estoque de brindes. A Coca-Cola Brasil envolverá marcas de várias categorias do seu portfolio: Coca-Cola, Coca-Cola light, Coca-Cola Zero, Fanta, Kuat, Sprite, Schweppes, Aquarius, Bonaqua, Burn, Minute Maid Mais e Kapo.A marca e as OlimpíadasA Coca-Cola firmou em 1928 um patrocínio global ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Em agosto de 2005, o apoio foi renovado, garantindo a marca aos atletas e equipes até 2020, marcando 92 anos de parceria sem interrupção.Ficha técnicaProduto: Coca-ColaCliente: Coca-Cola BrasilAgência: McCann EricksonDireção de criação: Adriana Cury, Luiz Nogueira e Toninho LimaCriação: Luiz Nogueira, Toninho Lima, Rogério Martins, Alexandre Fernandes e Paulo Popó SalgueiroProdução da agência: Mika Chermont e Ricardo GaidaAtendimento: Gabriella Guerra e Marici MarottiProdutora do filme: O2 FilmesDireção de cena: Fábio Mendonça Direção de fotografia: Adrian TeijidoDireção de arte: Claudia BrizaAtendimento da produtora: Rejane Bicca e Miriam LimaProdução executiva: Carlos Betti e Rafael FortesMontagem: Lucas GonzagaPós-produção: O2 FilmesCoordenação de finalização: Tamis LustreProdutora de som: Dr. DdAprovação pelo cliente: Ricardo Fort, Ana Paula Castello Branco, Luciana Feres, Maria Zerk, Cristina Cadore, Flávia Buchmann e Ingrid Klausmeyer
Três brasileiros em On-line no London International Awards
domingo, 1 de junho de 2008
Ações de Mídias Sociais
Para a galera que ainda não conhece essa tendência, vale dar uma olhada no google para saber sobre mídias sociais.
Como já postei aqui, as empresas estão começando a investir sem discrição no orkut.
Prova disso é a promoção do dia dos namorados na Comunidade do Grupo Ediouro no orkut.
Ao entrar na comunidade você pode perceber que estão constantemente querendo ouvir seus consumidores nessa comunidade, além de presenteá-los com seus produtos.
Algumas outras empresas tabém abraçaram o orkut como a Boticário e a Trident.
Vale a pena conferir:
Promoção Amor a Três Ediouro